Blog

Uma das principais características da sociedade humana é a capacidade de se reinventar.  E, a partir do advento da globalização, surgimento da Internet e inúmeros avanços tecnológicos, com a contínua chegada de mais e mais ferramentas de integração e interatividade, a aproximação entre os povos é inevitável! Uma excelente vantagem nesse tempo de distanciamento social, até mesmo em períodos de crise como a vivida agora, por conta da pandemia do Coronavírus (Covid-19). Mesmo distantes, as pessoas estão “perto” de seus pais, mães, irmãos, filhos, enfim, das pessoas queridas.

As mudanças introduzidas no mundo pelas inovações tecnológicas não têm reflexos somente nas relações sociais. Elas estão por toda a parte, com seus benefícios e desvantagens. Agora mesmo, vários especialistas apostam numa importante transformação social pós-pandemia. E uma delas e, talvez a mais assustadora, seja a previsão de que o mercado de trabalho não voltará ao normal, ou seja, as relações de trabalho serão outras, com estruturas mais tecnológicas e menos dispendiosas do ponto de vista financeiro. Trabalho feito de casa pelos colaboradores é menos gente nas ruas, no transporte, custos menores com espaço físico (aluguel), material de expediente, luz, água, e por aí vai.

Todas essas perspectivas assustam um pouco e trazem à mente uma pergunta: o que irá acontecer com o já bastante escasso emprego? Pois é, a se confirmarem essas tendências, o mercado exigirá novas habilidades dos trabalhadores. Os empregadores buscarão, certamente, perfis com características bastante específicas: domínio de outros idiomas, da internet, computadores e, mais do que nunca proatividade e disciplina serão fundamentais para o gerenciamento do tempo e desenvolvimento das tarefas em home-office.

Quem estiver aproveitando esse período para se qualificar e/ou aprimorar seus conhecimentos, poderá estar à frente desse “novo mercado de trabalho”. Mesmo com distanciamento social, são inúmeras as oportunidades de aprendizagem disponíveis. Não perca tempo, busque, preencha seu tempo livre, faça cursos, prepare-se, pavimente seu futuro, invista no seu conhecimento. Esse é seu patrimônio, ninguém poderá tirá-lo de você!

Rosamar Silva

Rosamar Silva

Jornalista 7159

Graduada em Comunicação Social -Habilitação Jornalismo- Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com experiência multidisciplinar adquirida em empresas de serviços nas áreas de comunicação, saúde, energia e órgãos públicos, nos quais atuou como redatora, chefe de redação, editora, administradora e assessora de imprensa, incluindo cobertura fotográfica de eventos e elaboração de cerimoniais de acordo com as normas protocolares, elaboração de conteúdo para páginas na Internet e mídias sociais.