Blog

Dicas para tornar a alfabetização on-line mais atraente

Em tempos de isolamento social, num cenário jamais imaginado, é normal se sentir meio sem saber o que fazer, como organizar as atividades escolares, para atender as crianças. E, com os pequeninos da alfabetização não é diferente. É preciso descobrir um jeito de tornar as aulas a distância, mais atraentes para as crianças. E, nesse sentido, todo o auxílio é bem-vindo.
Por isso, convidamos a responsável pelo curso de Alfabetização e Consciência Fonológica – Educação a Distância da BeMaker – professora Eliane de Mello, a trazer-nos algumas dicas que possam contribuir, ajudando os professores nesse desafio.
Com base na sua experiência, ela preparou um conteúdo rápido, que ficará disponível aqui no Blog. “Compartilhar experiências que dão certo é fundamental nesse contexto”, completa Eliane.

1 – Declamação de parlendas
Essa é uma atividade bem bacana. Divertida! Pode ser realizada em família e permite a identificação das rimas. A criança aprende de forma descontraída.

2 – Jogo da Memória: Figura-Letra
Ajuda a identificar as letras e seus sons. Também é uma atividade que poderá envolver toda a família. Os jogos tornam as atividades mais prazerosa e divertida.

3 – “Álbuns dos sons”
Pegue um caderno pequeno e escreva uma letra no canto superior. A tarefa das crianças será procurar objetos ou figuras em casa que iniciem com a letra escolhida. Podem desenhar ou colar a figura e escrever o nome do objeto.

 4 – Outras linguagens podem auxiliar

A utilização de músicas, cujas temáticas sejam a rima e o alfabeto também são uma ótima opção.

 5 – Explicar aos responsáveis como as crianças aprendem

Explicar quais habilidades serão desenvolvidas a partir de cada atividade.

 6 – Lembrar sempre que a formação dos responsáveis é diferencial importante, para o sucesso na on-line.

7 – Os jogos tornam a atividade mais prazerosa e divertida.

Eliane de Mello é pedagoga, especialista em Pedagogia, Gestão e em Educação Ambiental, graduada e mestre em História, professora dos Anos Iniciais a 21 anos e atua, há 14 anos, com Alfabetização.

Rosamar Silva

Rosamar Silva

Editora - Jornalista 7159

Graduada em Comunicação Social -Habilitação Jornalismo- Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com experiência multidisciplinar adquirida em empresas de serviços nas áreas de comunicação, saúde, energia e órgãos públicos, nos quais atuou como redatora, chefe de redação, editora, administradora e assessora de imprensa, incluindo cobertura fotográfica de eventos e elaboração de cerimoniais de acordo com as normas protocolares, elaboração de conteúdo para páginas na Internet e mídias sociais.