Blog

Livros digitais: 3 dicas para entreter e explicar a pandemia às crianças

 

A pandemia chegou e junto trouxe uma série de restrições e mudanças nos hábitos de vida das pessoas. Muitos adultos já não saem mais de casa para trabalhar, é a vez do home-office, crianças não vão mais a Escola, também, estudam de casa. Mas o que fazer para entreter os pequeninos, para que os pais possam desenvolver suas atividades sem serem interrompidos o tempo todo?

Na busca por respostas para essa pergunta, surgiram várias possibilidades, mas os livros digitais disponibilizados gratuitamente, acabaram ganhando a preferência para este post. São inúmeras ofertas disponíveis na Internet é só baixar e deixar os pequenos se deliciarem com as novidades e, principalmente, com as possibilidades de imaginação rolar solta por conta das tantas possibilidades criativas oferecidas pela leitura de uma boa história.

As sugestões, como não poderiam deixar de ser, recaem sobre livros, cujas abordagens focam justamente em temas, perfeitamente relacionáveis, ao momento, até porque são formas de ajudar os pais a explicarem às crianças, toda essa confusão de medidas restritivas e proibições, decorrentes da pandemia do novo coronavírus causador da doença Covid-19. 

Escolhemos três títulos como dica de leitura:

À espera do sol, de autoria de Ana Rapha Nunes, escritora de livros infanto-juvenis desde 2015, e ilustração de Paula Kranz, especializada em livros infantis, com mais de 30 obras publicadas e descobriu na maternidade um jeito de se comunicar com as crianças.

O livro conta a história de Miguelino. Ele vive em uma cidade onde todos precisam ficar em casa para se proteger de uma forte chuva que não para de cair. Para saber mais não deixei de acessar o PDF encaminhado por e-mail ao fazer o cadastro no site da Coleção Conto com Você;

Xô coronavírus!, de autoria da professora Áurea Dantas, editado pelas Linhas Mágicas, com o objetivo de ser um reforço ao acompanhamento escolar. O livro reúne explicações sobre o novo coronavírus, transmissão, sintomas, medidas de prevenção, além de propor a interação por meio de testes, labirintos, entre outros exercícios.

O escudo protetor contra o coronavírus, da série Pequenos Cientistas – Mundos Invisíveis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As autoras são: Roberta Martins Nogueira, Fabiana Cristina Donofrio, Evaldo Martins Pires, Roberta Vieira de Morais Bronzoni e Leticiane Munhoz Socreppa trazem uma abordagem bastante ampla sobre o coronavírus e apresentam-na de forma criativa, facilitando o entendimento da criança. Também oferecem possibilidade de interação do aluno.

 

Rosamar Silva

Rosamar Silva

Jornalista 7159

Graduada em Comunicação Social -Habilitação Jornalismo- Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com experiência multidisciplinar adquirida em empresas de serviços nas áreas de comunicação, saúde, energia e órgãos públicos, nos quais atuou como redatora, chefe de redação, editora, administradora e assessora de imprensa, incluindo cobertura fotográfica de eventos e elaboração de cerimoniais de acordo com as normas protocolares, elaboração de conteúdo para páginas na Internet e mídias sociais.