Blog

O que é letramento digital e para que serve?

Não há nenhuma dúvida, o mundo contemporâneo será ainda mais digital! Não será necessário nenhum estudo muito aprofundado para confirmar isso. Basta apenas observar para perceber as mudanças trazidas pela pandemia. Muitas delas, entendidas nesse momento como contingenciais, continuarão a fazer parte da nossa vida mesmo depois do fim do distanciamento social e de a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não ser mais uma ameaça para a saúde da população.

Você está preparado para um mundo cada vez mais digital?

Com base nisso, há uma pergunta que não quer calar: Você está preparado para isso? Se não está, pensa em se preparar? Como, o que pretende buscar, quais habilidades pretende desenvolver? Bom, há uma série de oportunidades já disponíveis para quem não quiser ser pego desprevenido. Oportunidades essas acessíveis para todos aqueles já abarcados pelo processo de inclusão digital. Mas e os que ainda se mantêm à margem desse processo? Já não deveriam estar pensando em mudar essa situação? Lógico! Quem não conhece ou não é satisfatoriamente familiarizado com o ambiente virtual, precisa focar no chamado letramento digital. Isso mesmo, precisa aprender a transitar natural e confortavelmente por esse ambiente completamente novo.

A maior gama de informações e conhecimento é produzida e/ou distribuída em ambientes digitais

Essa é uma necessidade porque a maior gama de informações e conhecimento tem sua produção e/ou distribuição originada por meio das plataformas digitais. O que se quer ter acesso, saber ou pesquisar, é obtido via Internet. Está na mão, dentro da nossa casa! Basta pegar o celular, o tablet, o notebook, ou ligar o computador para pesquisar no Google ou em quaisquer outros sites de busca disponíveis. O YouTube já é o segundo no ranking dos principais buscadores.

Diferença entre letramento e alfabetização digital 

Mas de modo mais minucioso o que é exatamente letramento digital? Bem, é um pouco diferente de alfabetização digital. A alfabetização digital diz mais a respeito da aprendizagem, isto é, de ler e escrever informações digitais, enquanto o letramento, vai tratar de estratégias, ou seja, da capacidade de gerar influência num contexto cultural e social, a partir da aprendizagem. Isso significa dizer que o letrado digital vai muito além nas suas capacidades, não é um sujeito passivo, torna-se num protagonista, alguém que utiliza as funções digitais da melhor forma em seu proveito e com respeito dos demais.

Letramento digital é importante para todos os públicos

Como você já deve ter percebido, o letramento digital não é uma aprendizagem restrita somente às crianças. Não mesmo, ele abarcará todos os públicos ainda alijados das diferentes políticas de inclusão digital. Isso significa dizer que deve alcançar, também, a adultos e idosos.

Confira alguns benefícios do letramento digital:

  • Inserção e adaptação ao mundo moderno
  • Melhora na comunicação
  • Ampliação dos conhecimentos multidisciplinares
  • Desenvolvimento da concentração – atenção e foco
  • Aumento da autonomia
  • Incentivo a novos aprendizados
Rosamar Silva

Rosamar Silva

Jornalista 7159

Graduada em Comunicação Social -Habilitação Jornalismo- Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com experiência multidisciplinar adquirida em empresas de serviços nas áreas de comunicação, saúde, energia e órgãos públicos, nos quais atuou como redatora, chefe de redação, editora, administradora e assessora de imprensa, incluindo cobertura fotográfica de eventos e elaboração de cerimoniais de acordo com as normas protocolares, elaboração de conteúdo para páginas na Internet e mídias sociais.