Blog

Dicas para desenvolver o raciocínio lógico para o Enem

É dada a largada para mais um Enem. Hoje,11, começa o período de inscrição para os interessados em prestar o exame. O prazo segue até o dia 22 deste mês. As provas impressas têm aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro deste ano, e às em ambiente digital, a novidade deste ano, para os dias 22 e 29, também, de novembro.

Com isso e, em meio à pandemia, fica impossível não se preocupar com a preparação dos estudantes. As aulas presenciais estão suspensas pelas medidas governamentais que restringem a circulação e a aglomeração de pessoas, por conta da cruzada contra o novo coronavírus, transmissor da Covid-19. A doença já foi responsável por mais de 10 mil óbitos só aqui no Brasil.

Faz-se necessário, portanto, oferecer alternativas para os estudantes. Entre elas estão os grupos virtuais de estudo, aulas on-line, e cursos EAD nas diferentes áreas. Além disso, especialistas se esforçam para reunir dicas importantes que podem significar a diferença, quando bate àquela dúvida na hora de responder uma determinada questão. E, um dos conselhos sempre presentes na lista, é o uso do raciocínio lógico, especialmente aplicável, nas questões matemáticas.

O correto uso da lógica matemática pode garantir bons pontos na prova. Por isso, não se deve descuidar dela. Aliás, não é por acaso, que a capacidade de raciocínio lógico está entre as habilidades e/ou competências mais requisitadas no mercado de trabalho. E, isso também se reflete na forma como os processos seletivos são elaborados.

Para corroborar essa informação basta apenas perceber como esse fator perpassa toda a construção do Enem, concurso mais importante do cenário nacional, pois pode abrir as portas para o acesso gratuito à universidade.

Com o objetivo de contribuir para os estudos, o Blog reúne algumas dicas importantes para inteirá-lo melhor sobre raciocínio lógico e sua aplicabilidade. Confira:

  • conceito de lógica e suas propriedades
  • desenvolver alguns testes lógico aplicado
  • fazer uma seleção de questões de raciocínio lógico já resolvidas.

Quando se fala é importante ter em mente ainda em raciocínio lógico:

  • interpretar problemas
  • escrever com propriedade
  • identificar resoluções

Dicas para desenvolver o raciocínio lógico:

  1. conheça e treine as estruturas básicas do raciocínio lógico matemático: dedução, equivalência, interferência, analogia, negação etc.
  2. examine a resolução do problema em seus mínimos detalhes; ainda que já o tenha resolvido, isso ajudará a estimular a lógica e raciocínio;
  3. desenvolva e dê atenção especial às suas capacidades de foco e concentração.

 

Rosamar Silva

Rosamar Silva

Jornalista 7159

Graduada em Comunicação Social -Habilitação Jornalismo- Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com experiência multidisciplinar adquirida em empresas de serviços nas áreas de comunicação, saúde, energia e órgãos públicos, nos quais atuou como redatora, chefe de redação, editora, administradora e assessora de imprensa, incluindo cobertura fotográfica de eventos e elaboração de cerimoniais de acordo com as normas protocolares, elaboração de conteúdo para páginas na Internet e mídias sociais.