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Sete dicas importantes para iniciantes em Marketing Digital  

Fala-se tanto em Marketing Digital na atualidade. Mas você sabe mesmo o que isso significa e como sua empresa ou negócio podem se beneficiar dele? Nosso post de hoje é dirigido a iniciantes nesta área e a todas as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre as sete táticas e/ou estratégias desse segmento do Marketing.

Para começar, é importante esclarecer o que é Marketing Digital e o que ele não é. Esse parêntese é importante porque muitas pessoas ainda o confundem com um negócio digital ou com vendas. Mas o marketing digital vai muito além disso. Trabalhar com marketing digital não é a mesma coisa que ter um negócio digital.

Assim, o Marketing é por assim dizer, um braço de um negócio ou empresa. Facilitando a compreensão: uma empresa, um negócio, constituem-se de várias áreas, setores, núcleos e/ou departamentos, dependendo do tipo: administrativo, produção, comercial, etc. E, o Marketing é um braço do departamento comercial, atuando diretamente com setor de vendas. Ah, perceba a importância de compreender bem esse ponto: jamais confunda marketing com vendas.

O responsável ou responsáveis pelo Marketing é aquela pessoa ou pessoas que atuam de modo a conectar o seu potencial cliente com o seu produto. Já o setor de vendas é aquele, cujos trabalhadores irão efetivar as vendas a partir de oportunidades geradas pelo time anterior. Importante isso, não é mesmo? Marketing e Vendas desenvolvem um trabalho de forma cooperada, ou seja, um identifica oportunidades e outro fecha negócios.

Claro, no caso de uma empresa individual, micro ou pequena empresa, essas funções podem ser agregadas ao mesmo setor. Mas de longe você deve confundir essas duas atividades por conta dessa necessidade imediata. É importante, no entanto, você conhecer as diferenças entre uma atividade e outra. Assim, quando a sua empresa crescer você saber dividir essas tarefas adequadamente sem prejuízos ao desempenho da sua equipe ou negócios.

A função do Marketing é promocional, isto é, promover a sua marca, produto ou serviço, divulgando-os e tornando-os conhecidos do seu público-alvo. E, para isso, são várias as estratégias existentes que auxiliam o Marketing Digital a vencer o seu principal desafio: identificar potenciais clientes.

Aqui reunimos 7 das principais, senão as principais, táticas utilizadas pelo Marketing Digital:

1 – Marketing de Conteúdo – Nada mais é do que a criação e distribuição de conteúdo com o objetivo de tornar sua empresa, marca, negócio, produto ou serviço conhecido do público. A estratégia é gerar visitas para seu site ou para o seu blog, gerar cadastro na sua lista de e-mails e, também, atrair clientes em potencial

2-  Marketing nas Redes Sociais – Promove a sua marca e conteúdo nos seus canais de mídia social. Os objetivos são os mesmos, ou seja, atrair visitas, audiência, cadastros de potenciais clientes

3- E-mail Marketing – Esta é a tática responsável por criar uma comunicação mais pessoal, direta, podemos dizer assim. Por isso mesmo é uma das estratégias mais acreditadas pelos especialistas, pois, gera um relacionamento seu – ou da sua empresa – com clientes potenciais que já se cadastraram na sua lista através do e-mail. Isso significa dizer que na medida em que o potencial cliente lhe concedeu o e-mail, automaticamente, deu-lhe também a autorização/licença/permissão para você se comunicar diretamente com ele. Então você já pode enviar conteúdo personalizado, qualificando ainda mais sua comunicação com ele. Esses conteúdos geralmente já o chamam para uma ação mais direta.

4 – Anúncios pagos – Essa é, também, uma das principais formas de você atrair clientes potenciais. Mas aqui você precisa fazer um investimento financeiro. Isso mesmo, você irá pagar por cliques ou visualizações alcançadas pelo seu anúncio. As pessoas que clicam no seu anúncio podem ser atraídas para uma página de vendas ou simplesmente para conhecer melhor a sua empresa. As plataformas mais usadas no Marketing Digital para fazer anúncios pagos são o Facebook ADS. Nessa plataforma de anúncios disponibilizada pelo Facebook você cria anúncios para os usuários dessa Rede Social e, também, para os do Instagram. Também tem o Adwords, a plataforma de anúncios do Google.  Nela você pode fazer anúncio se aparecer nas pesquisas, em sites parceiros do Google pela plataforma AdSense e, ainda, anúncios de vídeos no YouTube.

5 – SEO –  sigla para Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca em tradução para a Língua Portuguesa). Fazer SEO, então, é otimizar o seu site ou o seu blog para aparecer nas buscas. Isso ajuda a você a ter mais visitantes de forma gratuita no seu site e/ou blog, ou seja, sem que você precise pagar por isso. Os 20 principais Sites de Pesquisas mais utilizados no mundo são, segundo a Rock Content são:

  1. Google
  2. Yahoo!
  3. Bing
  4. Ask
  5. AOL
  6. Go
  7. Live
  8. Snap
  9. AURA!
  10. Duck Duck Go
  11. MSN Search
  12. Yippi
  13. Boing
  14. Dumbfine
  15. GoYams
  16. MetaGlossary
  17. PlanetSearch
  18. SearchTheWeb2
  19. Terra
  20. Web 2.0

6 – Marketing de Afiliados – Esta é a tática que permite a você promover o produto de outra pessoa, empresa ou negócio, é ganhar com isso. Exatamente o que você entendeu: você promove um produto ou serviço de terceiro e como recompensa você recebe uma comissão pelas vendas efetivadas. É como se você fosse um vendedor da empresa a qual você está promovendo o produto e/ou serviço. Uma ótima forma de gerar renda trabalhando na Internet.

 7 –  Web AnalyticsEsta estratégia utiliza-se da análise de dados que você mesmo pode fazer para saber quais resultados as suas estratégias estão trazendo. Se você trabalha fazendo marketing digital e não consegue medir seus resultados, como você vai saber quais ações estão sendo efetivas e quais precisam ser modificadas para alcançar os objetivos propostos? Por isso, a utilização de métricas é fundamental e você precisa fazer uso delas se quiser ter um trabalho mais efetivo. Aqui você percebe que a grande vantagem oferecida pelo Marketing Digital é, justamente, a possibilidade de você saber com exatidão quantos visitantes estão no seu site e/ou blog, quantas pessoas clicaram no seu anúncio, quantas pessoas abriram seu e-mail. Para especialistas no segmento hoje, a principal ferramenta para análise de dados é o Google Analytics. Ela vem com uma vantagem adicional, além de superpoderosa, essa ferramenta é gratuita. Imprescindível para qualquer pessoa que trabalhe com marketing digital, ela mede as principais atividades, mas logicamente, não se resume a isso.

Por fim, é importante deixar, claro que as táticas principais do Marketing Digital não ficam restritas ao já mencionado. De cada uma dessas 7 estratégias aqui colocadas, resultará uma série de outras ações e atividades a serem desenvolvidas pelo Setor com o objetivo de alcançar o objetivo que jamais pode se perder de vistas: atrair clientes potenciais para o Departamento de Vendas.

 

Rosamar Silva

Rosamar Silva

Jornalista 7159

Graduada em Comunicação Social -Habilitação Jornalismo- Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com experiência multidisciplinar adquirida em empresas de serviços nas áreas de comunicação, saúde, energia e órgãos públicos, nos quais atuou como redatora, chefe de redação, editora, administradora e assessora de imprensa, incluindo cobertura fotográfica de eventos e elaboração de cerimoniais de acordo com as normas protocolares, elaboração de conteúdo para páginas na Internet e mídias sociais.