Por que eu preciso aprender marketing digital?

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Porque eu preciso aprender Marketing Digital?

É impossível na sociedade contemporânea não falar sobre marketing digital e todas as contribuições oferecidas por ele. Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, diz-nos que o marketing pode ser conceituado como um processo social pelo qual pessoas e/ou grupos de pessoas satisfazem seus desejos e necessidades como a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. E o marketing digital é a ferramenta utilizada para fazer isso nos ambientais virtuais, considerando o expressivo número de pessoas conectadas à Internet.

Lógico, a coisa não é tão simples assim! Como todo o bom marketing, o ele precisa de estratégias bem qualificadas para atingir seu objetivo final. O marketing digital é uma das maneiras que as empresas têm para se comunicar com seus públicos de forma direta, personalizada e no momento certo. E, para isso, conta-se com ferramentas tecnológicas, os chamados canais digitais, como:

  • Blogs
  • Sites
  • Motores de busca
  • Mídias Sociais
  • E-mails
  • Outros

E se você parar para pensar, se fizer uma pesquisa rápida nos sites de buscas, perceberá o quanto esse segmento do marketing está crescendo. São muitas as possibilidades que ele oferece e as oportunidades não são somente para os empreendedores. O marketing digital está abrindo as portas do mercado de trabalho para muita gente, incluindo aí, o segmento de geração  de conteúdo. 

Veja só: o Marketing Digital pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações, igrejas, ou seja, por quem tiver uma marca para divulgar, um produto ou serviço para oferecer. Claro que há algumas peculiaridades para você atingir o seu público-alvo.

É daí que vem a importância de você conhecer o marketing digital e a aplicabilidade de cada uma das suas ferramentas, de acordo com a sua audiência e no tempo certo. Para isso, você precisa conhecer o perfil do seu cliente levando em consideração fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço. E cada um deve fazer o que pode, com os meios que tem, para encontrar as oportunidades certas nesse meio!

Muito melhor e mais probabilidade de sucesso se você dominar as técnicas de Marketing Digital. Portanto, não deixe de buscar os conhecimentos necessários para se enfronhar com habilidades e competências bem desenvolvidas nesse promissor mercado de negócios e de trabalho on-line.

Só para dar uma palinha sobre os diferentes conceitos que você pode aprender como o marketing digital. Veja os alguns tópicos a serem estudados num curso:

  • Produto
  • Preço
  • Praça
  • Promoção

 Esses são os chamados 4P’s do Marketing. Elementos básicos de qualquer estratégia que você venha a desenvolver para aproximar o seu empreendimento do seu público-alvo. Mas com o tempo e, como é natural, em todo o processo aberto ao desenvolvimento, outros P’s foram agregados. Primeiro, com a inclusão dos consumidores (pessoas), passaram a ser cinco e hoje somam oito 8P’s: 

#Produtos

#Preço

#Praça

#Promoção

#Pessoas

#Processos

#Posicionamento

#Performance

Como você pode ver, assim como qualquer outra profissão, o Marketing tem suas especificidades. É um universo bem singular mesmo, começando pela linguagem. No marketing digital você irá se familiarizar com palavras-chave como:

  • Persona
  • Lead
  • Funil de Vendas
  • Customer Relationship Management – CRM
  • Landing Pages
  • Search Engine Optimization – SEO
  • Content Management System – CMS
  • Calls-to-Action – CTAs
  • Fluxo de Nutrição, entre outros

Aqui você pôde perceber mais uma coisinha: a importância de se ter conhecimento e/ou familiaridade com outros idiomas, o Inglês, principalmente. Os Estados Unidos são, por assim dizer, o grande centro difusor do marketing digital e por isso muitos termos utilizados são da língua inglesa.

Principais especialistas em Marketing Digital (divulgados pela Eixo Digital, uma Agência de Performance):

1° – André Siqueira

2° – Vitor Peçanha

3º – Jon Morrow

 4° – Conrado Adolpho

5° – Rafael Rez

6° – Érico Rocha

7° – Samuel Pereira

8º – Martha Gabriel

9º – Ryan Deiss

10° – Philip Kotler

11º – Rodrigo Noll

12º – Ramon Tessmann

13º – Raphael Caitano

14° – Tiago Tessmann 

15° – Fábio Prado Lima

16º – Pedro Sobral

17° – Juliano Kimura

18° – Camila Porto

19° – Jon Loomer

20º – Ana Tex

21° – Henrique Carvalho

22° – Matheus de Souza

23º – Seth Godin

24° – Lucia Haracemiv

25° – Oli Gardner

26º – Thiago Reis

27° – Natanael Oliveira

28º – Rand Fishkin

29º – Neil Patel

30º – Fabio Ricotta

31º – Sean Ellis

32º – Raphael Lassance

33º – Rafael Albertoni

34º –  Robert Cialdini

35º – Camilo Coutinho

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