Por que todo mundo quer ser youtuber?

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Por que todo mundo quer ser youtuber?

Toda a criança sonha com alguma profissão quando crescer. Eu, você, cada um de nós, ainda na infância brinca de médico, bombeiro, trabalhar com moda, e enquanto vai crescendo vai nutrindo o desejo de se tornar, quando adulto, algum desses profissionais. Muito embora, quando chega o momento de decidir de fato mesmo a atividade profissional, a grande maioria siga por um outro caminho. Mas com o advento da Tecnologia da Informação e Comunicação, área que utiliza ferramentas tecnológicas com o objetivo de facilitar a comunicação e o alcance de um algo comum, a carreira de youtuber, uma profissão bastante nova, ganhou destaque e povoa os sonhos não só das crianças, mas de profissionais em geral.

Além de agregar valor ao seu trabalho, o profissional que complementa sua atividade com a de youtuber – um youtuber não é uma carreira única, ou seja, você pode ser um cantor-youtuber, médico-youtuber, atleta-youtuber, arquiteto-youtuber, professor-youtuber, enfim você pode associar qualquer profissão à de Vlog ( blog que usa vídeos para se comunicar com a audiência, gerando seguidores e receita) ou youtuber (canal no Youtuber) –  tem, também, a perspectiva de aumentar sua renda, a partir da monetização do seu canal, atendendo as regras e os critérios correspondentes estabelecidos pela plataforma que você utiliza.

O YouTube, por exemplo, logo quando surgiu era uma plataforma destinada a postagem e divulgação de vídeos de entretenimento. Mas com o passar do tempo foi ganhando uma nova roupagem. Tornando-se numa fonte de renda para diversas pessoas. Só para se ter uma ideia, o Brasil é um dos países que mais consomem vídeos do YouTube em todo o mundo. Isso, por si só responde porque por estas bandas todo mundo sonha em ser youtuber e olha independe de faixa etária. Esse é um desejo acalentado por crianças, adolescentes, adultos e idosos. E muita gente já se tornou famosa e ganhou o mundo das celebridades a partir de um canal na Internet.

Por isso é muito compreensível que haja mais e mais produtores de conteúdo no site. Então, se é assim, porque não se tornar um deles?  Mas para se destacar no meio de tanta gente, você precisa ter algumas coisas em mente. Por isso, o Blog fez uma pesquisa pra você e elenca aqui algumas dicas importantes.

No destaque estão os conselhos do Google, proprietário do YouTube, para você obter sucesso. Confira:

  1. Qual será o público-alvo?

Você precisa definir qual público você quer atingir. Isso fará com que seus vídeos cheguem às pessoas certas, até porque, conseguir a audiência de todos os usuários da plataforma é um sonho inalcançável, tendo em vista a própria forma de distribuição dos vídeos adotada pela empresa. Então, defina para quem você irá produzir conteúdo: sexo, idade, área de interesse, etc.

  1. Curta e compartilhe

A postagem nas redes sociais é, sem dúvida, uma das formas mais poderosas para dar visibilidade ao seu vídeo. Também é importante para a divulgação do seu canal. Além disso, nunca se sabe o que poderá viralizar não é mesmo? Talvez até um vídeo que você considere que não seja tão bom, tenha lá o seu apelo e caia nas graças do público. Só experimentando para saber, então use e abuse dos compartilhamentos. Lógico, com parcimônia e de acordo com o perfil de cada rede social. O Twitter por exemplo se presta muito para vários compartilhamentos. Já Instagram, Facebook, Linkedin entre outras, precisa ter um pouco mais de cuidado e fazer a divulgação com mais estratégia.

  1. O diálogo é a chave

Converse com seu público. Isso mesmo, uma relação direta com a sua audiência é fundamental para fortalecer o canal e atrair mais e mais seguidores. Fale de assuntos atuais, discuta problemas comuns para todas as pessoas. Detalhe importante: o público precisa se identificar com o que você está falando para aderir aos seus vídeos.

  1. Interaja sempre

Interatividade é outro ponto importante. Você não pode estar lá como se estivesse falando para as paredes. Lembre-se do outro lado da tela tem uma pessoa e ela o está assistindo. Então, converse com ela, chame-a a participar do seu canal. Você pode fazer pesquisas entre a sua audiência, perguntar quais assuntos ela gostaria que você trouxesse para debate, faça transmissões ao vivo, responda comentários. Essa relação é poderosa e faz com que seu público se sinta próximo a você.

  1. Menos é mais

Lembre sempre disso. Não exagere. Menos é mais. O melhor canal é aquele feito com qualidade. Bons conteúdos atraem audiência e não o que tem as câmeras mais caras. Hoje em dia, você consegue fazer bons vídeos inclusive com celular, na rua, caminhando, enfim, bom senso na hora de produzir seu material e mantenha sempre um padrão.

  1. Apareça!

Dê valor àquela máxima: quem não é visto não é lembrado! Então se você quer fazer sucesso como youtuber, apareça. Use as chamadas tags a seu favor. Elas ajudam o público a encontrar o seu canal. Esse é um cuidado que você também deve ter ao escolher o nome do seu canal e título dos seus vídeos.

  1. Seja acessível

Com o passar do tempo você irá aumentando sua audiência e aí seu público será composto por seguidores antigos e novos. Aqui você precisa ter um cuidado especial para manter seus inscritos. Uma dica interessante, pode não ser uma boa ideia dividir assuntos longos em dois vídeos, pois as pessoas podem não querer buscar o vídeo anterior para conseguir entender o assunto. Mas você pode deixar links de vídeos anteriores. Assim, aqueles que já o acompanham e gostam do seu material poderão rever seus vídeos e os inscritos novos, podem conhecer o seu trabalho.

  1. Seja consistente

Não incorra em erros comuns. Por exemplo, tenha cuidado para não se perder nos assuntos. Deixe claro o que será abordado no canal e se mantenha fiel ao tema. Assim, seus espectadores saberão o tipo de conteúdo a ser encontrado ao acessarem sua página.

  1. Colabore e melhore sempre

Outra coisa muito importante. Colabore e melhore. Não são poucos os canais famosos que fazem vídeos com a participação de outros youtubers. Então, não se feche para a possibilidade de convidar pessoas diferentes para participar dos seus vídeos.  Isso agrega valor! Quem sabe ter até colaboradores constantes. Isso amplia em muito as possibilidades do seu canal. Sem valar que o seu público poderá curtir a diversidade, não é mesmo?

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