Porque eu preciso aprender Marketing Digital?
É impossível na sociedade contemporânea não falar sobre marketing digital e todas as contribuições oferecidas por ele. Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, diz-nos que o marketing pode ser conceituado como um processo social pelo qual pessoas e/ou grupos de pessoas satisfazem seus desejos e necessidades como a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. E o marketing digital é a ferramenta utilizada para fazer isso nos ambientais virtuais, considerando o expressivo número de pessoas conectadas à Internet.
Lógico, a coisa não é tão simples assim! Como todo o bom marketing, o ele precisa de estratégias bem qualificadas para atingir seu objetivo final. O marketing digital é uma das maneiras que as empresas têm para se comunicar com seus públicos de forma direta, personalizada e no momento certo. E, para isso, conta-se com ferramentas tecnológicas, os chamados canais digitais, como:
- Blogs
- Sites
- Motores de busca
- Mídias Sociais
- E-mails
- Outros
E se você parar para pensar, se fizer uma pesquisa rápida nos sites de buscas, perceberá o quanto esse segmento do marketing está crescendo. São muitas as possibilidades que ele oferece e as oportunidades não são somente para os empreendedores. O marketing digital está abrindo as portas do mercado de trabalho para muita gente, incluindo aí, o segmento de geração de conteúdo.
Veja só: o Marketing Digital pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações, igrejas, ou seja, por quem tiver uma marca para divulgar, um produto ou serviço para oferecer. Claro que há algumas peculiaridades para você atingir o seu público-alvo.
É daí que vem a importância de você conhecer o marketing digital e a aplicabilidade de cada uma das suas ferramentas, de acordo com a sua audiência e no tempo certo. Para isso, você precisa conhecer o perfil do seu cliente levando em consideração fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço. E cada um deve fazer o que pode, com os meios que tem, para encontrar as oportunidades certas nesse meio!
Muito melhor e mais probabilidade de sucesso se você dominar as técnicas de Marketing Digital. Portanto, não deixe de buscar os conhecimentos necessários para se enfronhar com habilidades e competências bem desenvolvidas nesse promissor mercado de negócios e de trabalho on-line.
Só para dar uma palinha sobre os diferentes conceitos que você pode aprender como o marketing digital. Veja os alguns tópicos a serem estudados num curso:
- Produto
- Preço
- Praça
- Promoção
Esses são os chamados 4P’s do Marketing. Elementos básicos de qualquer estratégia que você venha a desenvolver para aproximar o seu empreendimento do seu público-alvo. Mas com o tempo e, como é natural, em todo o processo aberto ao desenvolvimento, outros P’s foram agregados. Primeiro, com a inclusão dos consumidores (pessoas), passaram a ser cinco e hoje somam oito 8P’s:
#Produtos
#Preço
#Praça
#Promoção
#Pessoas
#Processos
#Posicionamento
#Performance
Como você pode ver, assim como qualquer outra profissão, o Marketing tem suas especificidades. É um universo bem singular mesmo, começando pela linguagem. No marketing digital você irá se familiarizar com palavras-chave como:
- Persona
- Lead
- Funil de Vendas
- Customer Relationship Management – CRM
- Landing Pages
- Search Engine Optimization – SEO
- Content Management System – CMS
- Calls-to-Action – CTAs
- Fluxo de Nutrição, entre outros
Aqui você pôde perceber mais uma coisinha: a importância de se ter conhecimento e/ou familiaridade com outros idiomas, o Inglês, principalmente. Os Estados Unidos são, por assim dizer, o grande centro difusor do marketing digital e por isso muitos termos utilizados são da língua inglesa.
Principais especialistas em Marketing Digital (divulgados pela Eixo Digital, uma Agência de Performance):
1° – André Siqueira
2° – Vitor Peçanha
3º – Jon Morrow
4° – Conrado Adolpho
5° – Rafael Rez
6° – Érico Rocha
7° – Samuel Pereira
8º – Martha Gabriel
9º – Ryan Deiss
10° – Philip Kotler
11º – Rodrigo Noll
12º – Ramon Tessmann
13º – Raphael Caitano
14° – Tiago Tessmann
15° – Fábio Prado Lima
16º – Pedro Sobral
17° – Juliano Kimura
18° – Camila Porto
19° – Jon Loomer
20º – Ana Tex
21° – Henrique Carvalho
22° – Matheus de Souza
23º – Seth Godin
24° – Lucia Haracemiv
25° – Oli Gardner
26º – Thiago Reis
27° – Natanael Oliveira
28º – Rand Fishkin
29º – Neil Patel
30º – Fabio Ricotta
31º – Sean Ellis
32º – Raphael Lassance
33º – Rafael Albertoni
34º – Robert Cialdini
35º – Camilo Coutinho

Rosamar Silva
Jornalista 7159
Graduada em Comunicação Social -Habilitação Jornalismo- Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com experiência multidisciplinar adquirida em empresas de serviços nas áreas de comunicação, saúde, energia e órgãos públicos, nos quais atuou como redatora, chefe de redação, editora, administradora e assessora de imprensa, incluindo cobertura fotográfica de eventos e elaboração de cerimoniais de acordo com as normas protocolares, elaboração de conteúdo para páginas na Internet e mídias sociais.